15 de dezembro de 2008

Brasão dos coutinho

COUTINHO. É uma das mais antigas e ilustres famílias de Portugal, que atingiu grande brilho pelas suas valorosa ações e alianças que teve com membros da Casa Real. Parece provir esta linhagem de D. Garcia Rodrigues da Fonseca, que esteve na conquista de Lamego com seu irmão D. Paio Rodrigues, de quem descendem os Fonsecas. D. Garcia Rodrigues da Fonseca foi casado com D. Dornia Ramires, filha de D. Pinhão Rausendo, possui a honra de Fonseca e o couto de Leomil e teve por filho D. Egas Garcia da Fonseca, senhor do mesmo couto, que recebeu com D. Mor Pais de Curveira, filha de D. Paio Pires Romeu e de D. Goda Soares da Maia.

Destes nasceram vários filhos e entre eles D. Vicente Viegas Coutinho, senhor do couto de Leomil, que por ser de pequena extensão chamavam coutinho, de cuja designação tomou o apelido, e, casando com D. Sancha, foi pai de Martim Vicente Coutinho, que teve o mesmo senhorio. Seu filho Estevão Martins Coutinho, senhor do couto Leomil, recebeu-se com D. Teresa ou Urraca Rodrigues da Fonseca, filha de Rui Mendes da Fonseca e de sua mulher, D. Teresa Anes, de que deixou geração.

Desta descendência uns filhos seguiram o apelido de Fonseca e outro, Fernão Martins da Fonseca ou Coutinho, pois ambos os apelidos ao mesmo tempo lhe dão os genealogistas, o que se não coaduna com o uso da época, foi progenitor dos Coutinhos. Fernão Martins, bom cavaleiro, como diz o Conde D. Pedro, e rico-home de D. Fernando possui o couto de Leomil e casou-se com D. Teresa Pires Varela, filha de Pedro Miguéis, conhecido por Pêro Palha, natural de Santiago, e de sua mulher D. Urraca Fernandes, de quem nasceu Vasco Fernandes Coutinho, cujos descendentes seguiram o apelido de Coutinho.

D. Leonor Coutinho, filha de Vasco Fernandes Coutinho e de sua mulher Brites Gonçalves de Moura, recebeu-se com D. Fernando, senhor de Bragança, filho bastardo do Infante D. João, que o era de D. Pedro I e de D. Inês de Castro. D. João Coutinho, filho primogénito de D. Gonçalo Coutinho, 2º Conde de Marialva, e de sua mulher, D. Brites de Melo, teve contratado matrimónio com D. Catarina, filha de D. Fernando, 2º Duque de Bragança. D. Guiomar Coutinho, filha de D. Francisco Coutinho, 4º Conde de Marialva, e de sua segunda mulher, D. Brites de Melo, foi casada com o Infante D. Fernando, filho de D. Manuel. Mostram os casamentos indicados quão elevada era a categoria da família.

João Rodrigues de Sá, tratando das linhagens portuguesas, escreveu estes versos dos Coutinhos:

As cinquo estrelas sanguinhas
em campo douro pintado
do sangue antigo, & honrado
são nobres armas coutinha,
feytas dumçeo estrelado.

E soubesse desta gente
que ganhou antigamente,
segundo a memorea alcançada,
a casa por sua lança
quagora tem no presente.

80 comentários:

Candido Coutinho disse...

Legal ver que temos uma origem nobre e de grande relevância. Eu tenho o Brasão que consegui numa feira em Santa Catarina, há muitos anos. Também pode ser adquirido através da internet. Um abraço. Candido

Unknown disse...

Conhecer parte da história das nossa origens é fundamental para que nos sintamos parte da Humanidade ! Vou procurar o Brasão!

Anônimo disse...

você sabe descrever o significado de cada figura no brasão? Obrigado

Unknown disse...

é tão bom ver a origem do nosso sobrenome e ver de onde surgimos acho que a familia coutinho é uma das mais antigas do Brasil mais é muito bom saber parte da minha história

Unknown disse...

NOSSAA me chamo Luanna Coutinho Santos, e nao sabia da dimençao do meu sobre nome . sou de MG ..

Roselane Calhelha disse...

Muito legal essa postagem. Sou Coutinho por parte de mãe. Achei muito bom saber a origem do nosso sobrenome. Obrigada.

Kercia Coutinho disse...

Sou Coutinho por parte da minha mãe onde meus Avos eram primos e o sobrenome de ambos é vieira Coutinho.

Anônimo disse...

tambem sou coutinho meu pai era de ilheus meus avós paternos também tem alguem aí meu imail eliannelessa@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Legal Gostei, Como é bom ver nossas origem e como ela caminhou. A família Coutinho é muito grande mesmo! e é bom fazer parte dessa historia. sergiocs25@hotmail.com

meryellen disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

O meu sobrenome é 'da Fonseca Coutinho'. Assim como era o do meu avô, do seu pai e por aí endiante.
Wow.

Anônimo disse...

mais um Coutinho na área, esse sobrenome veio do meu avô. nossa sou de uma linhagem nobre. muito legal!!

Unknown disse...

Bom trabalho, amigo Coutinho

Manuel Coutinho

Unknown disse...

Elisabete Coutinho! Fiquei muito feliz em saber a origem do meu sobrenome! Meu pai, Carlos Coutinho era de Minas Gerais.

Unknown disse...

Elisabete Coutinho! Fiquei muito feliz em saber a origem do meu sobrenome! Meu pai, Carlos Coutinho era de Minas Gerais.

Unknown disse...

Nossa acho que tenho muitos parentes que nem imagino, meu pai era de Muzambinho-Mg. Meu pai Antornio Carlos Coutinho filho de João Pedro Coutinho.

Unknown disse...

Boa tarde!!!
Me chamo Fernando Antonio Coutinho, sou de Recife.
Gostaria de saber de onde originou o meu Coutinho, e como fazer essa pesquisa.

Anônimo disse...

BOA NOITE Eu me chamo ilda cadoso Barros o meu avo er Joaquim Cipriano Coutinho era portugues não sei de que região meus pais eram quase analfabetos nunca se impotaram por filhos para estudar meu pai mudou de nome porque esteve na revoluçãofoi sargento naõ sei o que fez que seu nome ficou Joaquim Couto meu nome de solteira Ilda Couto não gostava sabia que estava errado então quando me casei tirei esse nome e peguei toda a assinatura do meu esposo Roque Cardoso Barros a 7 anos falecido então meus filhos não puderam ter o nome verdadeiro do Bisavô tenho maguas deste fato jamais poderei dar a meus filhos a verdadeira origem Coutinho de quem são decendentes

Anônimo disse...

BOA NOITE Eu me chamo cadoso Barros o meu avo er Joaquim Cipriano Coutinho era portugues não sei de que região meus pais eram quase analfabetos nunca se impotaram por filhos para estudar meu pai mudou de nome porque esteve na revoluçãofoi sargento naõ sei o que fez que seu nome ficou Joaquim Couto meu nome de solteira Ilda Couto não gostava sabia que estava errado então quando me casei tirei esse nome e peguei toda a assinatura do meu esposo Cardoso Barros a 7 anos falecido então meus filhos não puderam ter o nome verdadeiro do Bisavô tenho maguas deste fato jamais poderei dar a meus filhos a verdadeira origem Coutinho de quem são decendentes

Ana Laura Coutinho de Freitas disse...

Olá,
Sou Ana Laura Coutinho de Freitas e gostaria de saber como posso encontrara as origens minhas na familia coutinho, venho a alguem tempo procurando e no caso do meu outro sobrenome ja encontrei minha origem austriaca.

tedte disse...

Meu nome é Fabiana Coutinho e sou de Vitória da Conquista, BA. Algum Coutinho aqui é de lá?

Unknown disse...

Quantos Coutinho num lugar só. Rsrsrs

Unknown disse...

Quantos Coutinho num lugar só. Rsrsrs

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Gostei de saber a origem do meu sobrenome que herdei da minha mãe.

Unknown disse...

Gostei de saber a origem do meu sobrenome que herdei da minha mãe.

Unknown disse...

Meu Pai era de Piui em Minas Gerais ANTONIO COUTINHO FILHO e era filho de ANTONIO COUTINHO PINTO.

Unknown disse...

Sou Anderson Coutinho
Dom Pedro Maranhão
Minha família aqui e toda política meu pai foi veriador meu tio também é muito conhecido DrHumberto Coutinho de Caxias MA.
991416246 WHATS

Unknown disse...

Eddie Deyvid Lopes Coutinho Matias se apresentando :P https://www.facebook.com/deyvid.nick

Unknown disse...

meu nome e Edson Rodrigues Coutinho fico feliz em saber tudo e muito bom saber as origens

Unknown disse...

Minha mãe tem sobrenome Coutinho, meu avô era Antonio Coutinho

Unknown disse...

Moro no RN

Reinaldo Castro disse...

Caros, em MG a família Coutinho é numerosa e antiga. Entre os municípios de Congonhal e Pouso Alegre (sul de MG) existe um bairro com esse sobrenome. Me parece que é uma corruptela de COUTO e tem origens judaicas.

Maria Leal disse...

Tem registro em Sabará-MG de 1803, que escravos adotaram o sobrenome Coitinho, igual dos senhores.https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:939N-DS66-7?wc=M5F8-3T5%3A370847301%2C369593702%2C370979101%3Fcc%3D2177275&cc=2177275

Anônimo disse...

Sempre ouvi meu pai e tios, primos falar que a familia Coutinho é imensaaaaa e uma só. Ou seja todo mundo é primo. ���������� Resido no estado do Tocantins, mas sou cearense. Minha familia está bem dividida: Ceara, Goias, DF, Para, Tocantins.... E com certeza temos Coutinho pelo Brasil todo... Um forte abraços a todos os primos. Meu nome é Elza Coutinho e gostaria muito de saber o significado das imagens do mosso brasão. Alguem sabe?

Unknown disse...

Olá gostaria de saber como conseguir o brasão da família Coutinho no coreo....

Unknown disse...

Boa tarde...e sempre bom entender um pouco das nossas origens

blog da fabi disse...

Olá Ilda achei interessante o que vc postou a minha mãe se chama Irene Cipriano Coutinho

blog da fabi disse...

Olá Ilda achei interessante o que vc postou a minha mãe se chama Irene Cipriano Coutinho

Unknown disse...

Olá.. meu nome é Luana Coutinho Vieira... mto prazer, sou do interior do Rio, mais próximo de Minas. Legal ter uma xará. .kkk

Anônimo disse...

Meu nome é Elisangela Coutinho Armando...., neta de Sebastião Coutinho e bisneta de Antonio Coutinho, meu bisavó veio de Minas Gerais para Irapé/SP, distrito de Chavantes/SP. Como posso saber se tenho parentesco com pessoal de Minas.

Unknown disse...

Meu nome é Sandra Coutinho que legal saber sobre o meu sobrenome. Amei Obrigada meu avô Antônio Ferreira Coutinho E meu pai Antônio Ferreira Coutinho Filho.

toninho disse...

Olá boa noite meu nome é Antônio Carlos Monteiro Coutinho.. o Coutinho herdei de meu pai que nasceu na aldeia Irajá em Aracruz-es

Unknown disse...

Então silva coutinho filha de geraldo sotero coutinho meu sonho é conhecer muito a minha família paterna que não conheço só sei que eram de minas e não sei mais o seu nome de august eu sou não sei quem me recordo de alguns no nome como Gorete, josé,Madalena e Yolanda dos reis favor quem tiver algum parente familiar com esses nomes e que tem algum parente que sumiu há mais de 30 anos por favor entre em contato comigo é o 0799-985-46084

Unknown disse...

Olá min chamo Maria dá Conceição Silva Coutinho filha de Geraldo souterio Coutinho procuro a minha família paterna tenho 29 anos e não conheço ninguém por parte do pai não queria morrer sem conhecer eles min lembro de ter ouvido falar quando eu era pequena em Maria Madalena,Gorete, José, Yolanda dos reis e Sebastião

Unknown disse...

Procuro meu tios e avós paternos sou filha de Geraldo solteiro Coutinho 079998546084

Unknown disse...

Mais um coutinho nessa arvore !

Karleanne Coutinho disse...

Meu Coutinho é da parte da minha avó mãe da minha Mãe e fico feliz que o Coutinho estar bem espalhado.Então eu não conheço primos tios da parte da minha avó e bisavó. Espero conhecer.

luccas coutinho disse...

Meu coutinho veio por parte do meu avô e pai, que se chamavam ezequias azeredo coutinho e ezequias azeredo coutinho junior, muito bacana fazer esse tipo de pesquisa, gostei de ficar sabendo, embora não conheça muito minha decendência. Sou do RJ

Cecita disse...

Da pra fazer um grupo no whts com tanto coutinho junto. Rsrs

Letícia Coutinho disse...

Que legal saber da origem do meu nome, sou Coutinho por parte do meu pai. Minha família vem de São Pedro dos Ferros - MG.

Quem sabe não tenho algum parente próximo por aqui?!

Também tenho o sobrenome Souza e Oliveira, todos com origem portuguesa.

Anônimo disse...

Tbm tenho meu sobrenome coutinho do M.A vivo em São Paulo mas meu Avô se chamava Joaquim Ramos Coutinho.

Anônimo disse...

O significado do brasão é das batalhas conquistadas pelo irmãos do Couto de Leomil a Origem dos Couto ou Coutinhos,mas lá em Portugal eram conhecidos como os Marialvas por ser da parte de Viseu .A cor do Brasão é o Local ,As estrelas as conquistas e que era como a Elite do Rei.O Leão no Alto segurando um arco de ramo é como uma conquista muito importante que teve junto a Inglaterra Medieval.

Fátima Silva disse...

Tenho sobrenome Coutinho que herdei do meu avô materno chamado de Manoel Félix Coutinho casado com Ana Dias Coutinho, ambos naturais do Rio Grande do Norte gostaria de saber se tem alguém com o sobrenome Coutinho no RN caso positivo gostaria de conhecer essa(s) pessoa (s).

Unknown disse...

Sou Carla Coutinho, neta de Antonio Moura Coutinho que veio do sul da Bahia, morou em Ibirataia.
Sei que tenho muitos primos por ai e queria muito conhecê-los.

Unknown disse...

Meus tataravós e meus bisavós, vieram de Bragança-Portugal, desembarcaram no Rio de Janeiro,passaram por Rezende- RJ, depois fixaram moradia em Bueno Brandão-MG o nome deles eram Manuel Alves Coutinho e Modesto Alves Coutinho,hoje se transformou em um grande família, originária do Sul de Minas, não herdei o sobrenome, pois minha mãe era neta e bisneta dos portugueses.Também adorei saber que temos origens nobres.

Unknown disse...

Olá tudo bom?
Onde você obteve todas essas informações dos Coutinho de Bueno Brandão? Minha família é de lá também.
Felipe

Unknown disse...

Mais uma Coutinho aqui!!!
Meu sobrenome vê o de papai...tenho muito orgulho dos nossos antepassados.

Unknown disse...

Olá sou Edi Carlos Coutinho esse sobrenome é do meu pai José Belizario Coutinho filho de Orcilia Belizario Coutinho com meu avô que veio com essa linhagem de Alves Coutinho natural de Caratinga e Ipatinga Minas Gerais se ou ver mais alguém que seja dessa mesma região só entrar em contato com esse email ou Facebook boby-maria@hotmail.com

Unknown disse...

Meu nome é Edi Carlos Coutinho neto de Orcilia Belizario Coutinho e do meu avô que tem o sobrenome de Alves Coutinho e tenho um tio chamado Elias Belizario Coutinho e Eliseu Belizario Coutinho e o nome do meu pai é José Belizario Coutinho natural de Ipatinga e Caratinga Minas Gerais se ouver alguém que tem algum parentesco com essas pessoas que passei o nome por favor entre em contato com o facebook.boby-maria@hotmail.com

Unknown disse...

Olá! Toda minha família tem sobrenome Sá Coutinho. Gostaria de encontrar meus parentes! Obg🤗

Unknown disse...

Tenho parentes aí no Maranhão, minha avó se chama Laura de Sá Coutinho e ela já citou o nome desse Humberto Coutinho e Eugênio Coutinho, Ferdinando entre outros.. Gostaria muito de entrar em contato com eles!

Unknown disse...

Adorei saber a origem do nome da minha familia sou Coutinho e meu pai era Paulo Coutinho de Congonhal MG

Roberto Perth Australia disse...

Parabéns pela pesquisa......sou José Roberto de Moura Coutinho........estou tentando encontrar a certidão de nascimento do pai José Cabral de Moura Coutinho,mas está difícil......temos informações, que poderia ter nascid9 em Coimbra, São Silvestre o7 São João do Campo....
Mas as conservatórias estão com dificuldades de encontrar.....alguém poderia dar mais dicas ou saberia de outro caminho, para encontrar?
Grato

Just Howling disse...

Meu nome é Maria Elizabete Alves Coutinho, o meu pai é o Livino Alves Coutinho, nasci em Minas Gerais e atualmente moro em São Miguel - SP.
Gosto muito do meu sobrenome.
Hoje tenho dois filhos, um menino e uma menina, Lúcio Junior Alves e Débora Alves.
Forte abraço para toda essa família maravilhosa Alves Coutinho.

Unknown disse...

Incrível como descobri tantos coutinhos,Meu Nome Dilma dos Santos Freire ,meu avó era Emanuel Coutinho Freire,era casado com Ezia da Silva Freire era fazendeiro de cacau no Sul da Bahia na cidade de Belmonte,meu Pai João Coutinho Freire e pelo que vi somos descendentes dos coutinho e dos Freire,quero obter mais informações sobre o assunto.

Unknown disse...

Meu avo Jerônimo Ferreira da costa Coutinho da Cid. Fe Braga, portugal, gost.de saber se vi . pode me ajudar, tel.21'25692963-nurimar.grata.

Laurenir Coutinho disse...

Meu Nome é Laurenir Coutinho,herdei esse Sobrenome do meu avô Materno,Ele natural de Caxias Maranhão,Minha Família é enorme quando si juntam parece mais uma guerra kkkkk

Unknown disse...

Eu sou Júlio Coutinho de Belém Pará estou muito feliz por saber que minha família está por todo país.

Anônimo disse...

A família Coutinho é bastante numerosa no Estado do Piauí, Ceará, Maranhão, Pernambuco e Bahia. Meu nome é Olésio Coutinho

Anônimo disse...

meu nome e OLESIO COUTINHO FILHO,residente em TERESINA PIAUI.Minha familia era proveniente de PORTUGAL.De coraçao a coraçao, um abraço sincero a todos os COUTINHOS

Contato Imóveis-MG disse...

Algum Coutinho de governador Valadares? Sou Welligton Silva Coutinho, filho de Fizemos Coutinho de Macedo, neto de Manuel Coutinho de Macedo. Se alguém souber me falar se temos descendência portuguesa, eu adoraria, tenho interesse em ir embora do Brasil, meu email, contatoimoveismg@hotmail.com

Contato Imóveis-MG disse...

Welligton Silva Coutinho, filho de Filemon Coutinho de Macedo, e Eunice Silva Coutinho e neto de Manuel Coutinho de Macedo, de Governador Valadares!

Unknown disse...

Eu sou Rdo coutinho moramos em Timbiras MA

Unknown disse...

Boa noite
Sou, Maria Elizabete Alves Coutinho e gostaria de saber se todos da família Coutinho são descendentes portugueses.

Unknown disse...

Se são todos parentes?

Unknown disse...

Nossa! Eu me chamo Gideon Coutinho. Meus avós eram português, temos um sobrenome forte rsrs

Hilário Coutinho disse...

Meu nome é Hilário Raimundo Coutinho.Sou da raiz portuguesa da Família Coutinho radicada no Sul de Minas em 1814, cujo local da colônia da grande familia de João Coutinho Portugal e Sua esposa Tereza Margarida de Santana.Hoje esse local chama-se Bairro dos Coutinhos e fica no município de Congonhal, e a 10 KM de Pouso Alegre. A nossa história está no livro A Família Coutinho no Sul de Minas, cujos autores são Hilário Coutinho e Celso Coutinho. É um enorme prazer fazer parte de um grande povo, cujas raizes de Portugal tem descendentes no Brasil inteiro. Quem quiser me contactar pode fazer pelo e mail totosagua@uol. com.br
Deixo o meu abraço aos meus parentes Coutinhos.

Unknown disse...

__Olá gente boa! Meu nome, Ademir Alves Coutinho, de Londrina estado do Paraná. Quanta alegria saber de todos e todas vocês. Meu pai José Bento Coutinho_, nascido em Pouso Alegre, Sul de Minas Gerais.
Temos muita vontade de conhecer e saber de nossa história, como também, no que já colaboramos por um mundo melhor para todos e todas,e, no que ainda poderemos contribuir, neste curto espaço de tempo que passamos e passaremos por aqui...

Voltamos a nos falar...

P@z.e.Be, a todos e todas
...!!!

Anônimo disse...

Olá! Sou Sandra Jaqueline Coutinho meu pai era Marciano Coutinho e meu avô Norberto Coutinho meu pai era de Cruz Alta Rio Grande do Sul! Gostaria de encontrar parentes!