13 de março de 2009

Rezar ou não rezar

De acordo com a Wikipédia, FÉ é definida como “a firme convicção de que algo seja verdade, sem nenhuma prova de que este algo seja verdade, pela absoluta confiança que depositamos neste algo ou alguém. É a confiança em um fato que não se apóia em prova lógica ou evidência material”. Com essa definição, não é difícil entender porque as religiões se apropriaram e alimentaram a fé ao longo do tempo e por que a fé ainda resiste nos dias de hoje. Quanto mais emblemática é a natureza da fé mais forte e apaixonante ela é. Quanto mais arrojada, mais valor ela tem. Deste modo, por meio fé, o devoto explica o mundo, e para isso REZA, acreditando que possui o livre‑arbítrio (não no poder de escolher suas ações, mas de que com essas escolhas possa mudar as decisões de Deus).

Entretanto, se Deus vê tudo, sabe de tudo e é bondoso (onisciência, onipotência e onipresença e benevolência), para que rezar? Deus já não sabe da necessidade de todos; já não sabe das desgraças que vão acontecer; já não sabe das necessidades de cada um; já não sabe o merecimento de cada um? Qual a diferença que rezar irá fazer nisso? O que se pode pedir para Deus que Ele já não saiba?

Se Deus sabe tudo, então, o homem, perante Deus, não tem livre-arbítrio. Se Deus sabe de todas as coisas, já sabe o que você vai fazer antes que você o faça. Se Deus já sabe exatamente o que você vai fazer antes que você o faça, isso de alguma maneira significa que o livre‑arbítrio não existe, nem mesmo para Deus, pois ele já tem todas as deliberações em tempo real. Não existe imprevisibilidade de atos nem de conseqüências, porque Ele já sabe de tudo.

Ainda bem que a maioria das pessoas não avalia esses conceitos de modo racional. Acham que somente rezando, estarão mais próximas de Deus (um Deus pessoal, com emoções e que mora no céu). Por isso rezam; por isso acham que têm um livre-arbítrio. E rezando e achando que podem mudar uma situação, encontram o conforto espiritual para seus anseios e suas aflições. De um modo geral, as pessoas bondosas e generosas são as que menos rezam, pois sabem que basta praticarem o bem, fazendo boas ações e o resto lhes será retribuído.

Por fim, comprovações científicas têm nos mostrado que rezar ou não rezar não trás efeito sobre a vida real, só sobre a vida espiritual. Rezar não nos livrará das desgraças da vida; dos acidentes; das doenças; da crueldade; da morte prematura.

Em resumo:

· Rezar faz bem. Proporciona conforto espiritual e estimula o espírito do amor e da caridade;

· Deus é a Lei. A Lei funciona automaticamente. Não tem nada a ver com um deus pessoal ou com um deus emocional que se possa comover;

· Nem todo aquele que reza é bom. Nem todo aquele que é bom reza;
Não basta rezar, tem que ser bom. Basta ser bom, não precisa rezar.

5 comentários:

Anônimo disse...

Se deus existisse e fosse mesmo bom nunca teria errado.
Ele ali fazendo uma companheira para adão ele sabia que ela iria errar mas ele não mudou sua criação ele deixou ela com defeito, ele aceitou todo o mal que ele criará nela, ele cometeu o erro, ele enganou a adão quando ele disse para eles não comerem o fruto. Porque era uma ordem que não tinham como escapar. não tinham livre arbitrio eles eram predestinados ao erro. Outra coisa para não esquecer jamais. Não esquecer que o bondoso deus criou os anjos e um o mais malefico criatura que deus fez,ele jogou na terra e depois coloca o homem junto a esta cria. vai ser bondoso no inferno...preciso desses não.

Anônimo disse...

Deus sabe tudo , conhece tudo. Mas
Ele so interage em nossa vida, quando pedimos a sua ajuda , através da oração. Quando aceitamos
a Sua vontade.

Anônimo disse...

Deus conhece tudo e sabe de tudo , mas nós não. As vezes não conhecemos a nós mesmo , porisso
passamos as vezes por certas situações para nos conhecermos melhor.Creio que a matéria é o teste do espirito! Deus nos prova não para Ele , mas para nós mesmo:
quem somos nós!

Anônimo disse...

Eu e minha familia oramos muito a Deus que nos proteja aqui na Terra, mas creio o que tivermos que passar vamos passar para o nosso crescimento espiritual.Mas
quero aqui relatar o que
aconteceu certa vez com o meu pai:
Ele trabalhava num escritório , que era uma sala pequena com um armário e uma mesa. Ele estava sentado , conferindo uns papéis sobre a mesa quando ele "ouviu uma voz" tipo telepatia que" saisse de lá imediatamente!" Ele saiu na hora.E para surpresa , em poucos segundos aquele teto da sala veio
abaixo, caindo parte sobre a mesa e a cadeira onde ele estava.

Anônimo disse...

Certa vez, tive uma visão , onde do alto , olhando para baixo na Terra, via como luzes , subindo para os céus, umas mais devagar ,e outras numa rapidez incrível.
Senti que havia um ser do meu lado , e veio compreensão na minha mente, que eram as orações das pessoas aqui na Terra. Acredite se quiser.!