12 de março de 2010

O bem é a ausência do mal

“O mal é a ausência do bem” é uma resposta clássica ao Problema do Mal, mais conhecidamente defendida por São Tomás de Aquino. Essencialmente, esta resposta é uma tentativa de seguir o caminho da resposta de que “tudo é bom” sem perder a coerência com a teologia cristã. A “ausência do bem“ tenta fazer isso dizendo que o mal não é uma “coisa”, é a falta de uma coisa – em outras palavras, é simplesmente a ausência do bem, no mesmo sentido de que a escuridão é meramente a ausência de luz. O objetivo é fazer do mal algo a que se possa fazer referência sem torná-lo algo cuja existência deva ser considerada casualmente.

Sem qualquer dificuldade, podemos demonstrar que tal resposta é um jogo de palavras vazio, e que, portanto, não soluciona coisa alguma. Primeiramente, chamar o mal de “ausência do bem” ou escuridão de “ausência de luz” não faz com que tais coisas deixem de existir, pois aqui estamos lidando com conceitos subjetivos, não objetivos. Talvez alguns exemplos tornem tal idéia mais nítida.

“A tristeza não existe; é somente a ausência de felicidade”.
“O amor não existe; é somente a ausência de ódio”.
“O frio não existe; é somente a ausência de calor”.
“A paz não existe; é somente a ausência de conflitos”.
“A pobreza não existe; é somente a ausência de riqueza”.

Isso torna óbvio quão facilmente podemos reformular a maneira como as palavras são apresentadas de modo a colocar a existência de uma coisa como subordinada à de outra. Poderíamos também dizer que o bem é a ausência do mal. Essa afirmação é igualmente bem justificada, pois se baseia na mesma lógica, e certamente não temos motivos para julgar que a primeira é mais coerente – senão pela nossa notável simpatia pela bondade.


FONTE:
O Problema do Mal (de Mike Hardie)
Ateísmo & Liberdade (de André Díspore Cancion)

2 comentários:

Anônimo disse...

Bem , se o mal existe , então Deus é mal? Já que Ele é o Criador de tudo que há...! Claro que isso não é verdade , pois Deus não é mal. O mal é a ausencia do amor de Deus , no coração do homem. Percebe-se que até o minusculo fogo de um palito de fósforo pode iluminar uma escuridão.
Deus é Luz! Deus é Amor! Em certo trecho da biblia , Jesus cristo disse: "Eu sou a Luz que veio a este mundo de trevas, para o iluminar! Se observarmos seus ensinamentos , poderemos verificar sua base : o amor! Ele demonstrou isso quando estava na cruz, sendo escarnecido pelos seus inimigos :
"Pai , perdoe , pois não sabem o que estão fazendo! Também disse que,
amássemos nossos inimigos, que bendizesse quem falasse mal de nós ,, orássemos pelos que querem o nosso mal, perdoasse 70 veses sete , quem nos ofendesse...etc.Quem cresse nele e o aceitasse como Salvador e protetor de sua alma , seus pecados seriam perdoados , e seria(nasceria ) nova criatura , com poder e virtude para colocar todos seus ensinamentos em prática.
Porque sem ajuda do seu espírito , nos parece humanamente impossível colocá-los em prática.Amar nossos inimigos de um coração sincero? Amor incondicional? Só com ajuda Dele mesmo.

Anônimo disse...

Há coerência objetiva e subjetiva quando se diz que o mal é ausência do bem.
Exemplos:
mentira é ausência de verdade
morte é ausência da vida
ódio é ausência de amor

mentira não existiria se não existisse a verdade, mas a verdade continuaria existindo se não existisse a mentira.
morte só existe porque alguém teve vida. Mas a vida pode existir sem a morte.
ódio poderia existir se não houvesse amor? baseado em que, diríamos que tal sentimento é ódio?
O amor pode existir sem o ódio?
claro que sim, uma criança não conhece o ódio somente o amor, com o tempo e decepções da vida ela vai perdendo o amor.

super objetivo!