16 de outubro de 2025

CAMINHOS E ESCOLHAS

O caminho que você escolher virá com suas próprias tristezas. A ideia de que outro caminho seria livre de problemas é uma ilusão. Você só experimenta as dificuldades da vida que vive, não da que poderia ter vivido. Por exemplo, um casamento tem suas tristezas, mas a vida de solteiro também tem as suas, como a solidão. A vida é, e sempre será, complicada.

A vida é mais marcada por decepções do que por alegrias. Sabendo disso, fica mais fácil encarar os desafios. Qualquer caminho será difícil; não existe vida fácil para ninguém. As dificuldades são diferentes para cada pessoa: uma namorada considerada “feia” apresenta um desafio, mas uma “linda” traz outros, como o ciúme. A vida é complexa, e as fórmulas para a felicidade são ineficazes, pois a maioria dos problemas é imprevisível.

Não sou pessimista, apenas repudio os “falsos profetas” que prometem a exclusão da tristeza se seguirmos certos protocolos. A tristeza é parte robusta da vida, é a sua matéria-prima. As alegrias são momentos pontuais que nos dão a esperança para continuar. Quanto menos você espera do mundo, mais chances têm de apreciar esses pequenos momentos. A esperança excessiva leva à frustração. A felicidade está em entender a vida em sua crueza e desfrutar dos pequenos instantes de alegria.

Transcrição de textos e vídeos do professor Clóvis de Barros Filho, filósofo e docente de Ética na Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA/USP).

Nenhum comentário: